quinta-feira, 25 de agosto de 2016

FÉRIAS... PARA QUE TE QUERO? PARA BRINCAR!

             Na Escola Estadual Osvaldo Aranha brincar é algo sério e que faz parte do currículo e da rotina da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Por acreditar que as crianças, ao brincar espontaneamente ou orientadas pelos professores, constroem muitas aprendizagens, as educadoras, juntamente com a gestão da escola, instituíram desde o mês de maio, o “Dia do brincar livre na escola”. Este momento acontece todas as quartas-feiras, quando as crianças brincam, em torno de uma hora, espalhadas pela quadra. Neste espaço, acontecem intensos enredos, envolvendo meninos e meninas, que com brinquedos estruturados ou com galhos e pedrinhas encontradas no pátio, vivenciam momentos lúdicos.  Ao brincar, as crianças interagem com outros sujeitos, tanto com outras crianças como com adultos, desenvolvendo a capacidade de conviver em grupo, respeitar os outros, ceder, discutir a respeito de diferentes ideias, criar, imaginar, além de muitos outros aspectos.
              Não podendo ser diferente, na semana que antecede o recesso escolar, a partir de um planejamento coletivo das educadoras, as crianças vivenciam durante os dias 18,19 e 20 de julho, atividades lúdicas, envolvendo momentos de brincadeiras, teatro, jogo, interações e muita diversão. No primeiro dia foram realizadas oficinas de brincadeiras, brinquedos e preparo e exploração de massinha de modelar. Em cada atividade para as quais as crianças forma desafiadas, as mesmas puderam ser protagonistas das suas construções. Neste dia também foram exploradas canções e brincadeiras folclóricas. Atividades estas que são parte do projeto trimestral da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, denominado “Cadê o folclore que tava aqui? Criança envolveu!”.
             No dia 19, as turmas participarão de sessão de cinema no SESC. E encerrando a semana, na quarta-feira, Dia do Amigo, as turmas assistirão a encenação da história “Pedro e Tina: uma amizade muito especial”, protagonizada pelas professoras. Após a história, cada criança confeccionará um cartão para um amigo secreto, que será entregue ao amigo durante o lanche coletivo, envolvendo as turmas da pré-escola ao quarto ano.
              Para Mário Quintana, poeta gaúcho, “triste é aquele que não conserva em si nenhum vestígio da infância”, e é por acreditar que toda criança precisa viver sua infância e que a escola é um espaço privilegiado para isto, além das construções de aprendizagens, que as educadoras acreditam e apostam na ludicidade como principal meio para aprender e transformar informações em conhecimento.
           





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