segunda-feira, 19 de outubro de 2015

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA OSVALDO ARANHA!

A funcionária da Escola Osvaldo Aranha Ione realizou uma pesquisa onde conta um pouco da história de nossa Escola.


GRUPO ESCOLAR DO BAIRRO OSVALDO ARANHA.

      Em 1948 a diretora do grupo escolar Ruy Barbosa, a professora Gertrudes Beal Vargas observou a necessidade de uma nova escola para atender ao grande número de alunos e  descongestionar o G. E. Ruy Barbosa ,para este fim procurou a 9ªD. R. E que tinha como delegado de educação o professor João Aloysio Braum.

   Era prefeito de Íjui , nesta época o Sr.Joaquim Porto Villa Nova, que  compreendeu a finalidade da iniciativa, tomando as medidas necessárias para que a idéia se tornasse  realidade .Formou-se uma comissão composta por Sr.Joaquim Porto Villa Nova professoras Gertrudes Beal Vargas e Dileta Vieira Martins, senhores Décio e Olmiro  Barriquello e Aneci Campos , o primeiro passo foi a escolha do local onde deveria ser instalado o novo Grupo Escolar, sendo escolhido a vila Osvaldo Aranha por não ser tão próximo ao Grupo Escola Ruy Barbosa e por possuir vários alunos nesta área  da cidade, após a escolha do local foi dado inicio a aquisição de um terreno , o Cel. Antonio Soares de Barros ex. prefeito fez a doação de um terreno e a Prefeitura Municipal adquiriu outro que foi doado ao Estado para neles ser construído o novo Grupo Escolar .

   No inicio houve algumas dificuldades em ser criado a nova unidade Escolar e estando fechado o grupo Escolar da Povoação Cel. Barros,ficou resolvido que este seria transferido para a vila Osvaldo Aranha , no entanto este ato foi considerado  sem efeito e, por decreto nº619, de 21-01-1949, de acordo com o artigo 87, inciso ll, da constituição do estado,publicado no diário oficial nº156 de 22-01-1949 foi criado o Grupo Escolar do bairro Osvaldo Aranha, que iniciou as suas atividades com 217 alunos.

   No  dia 19 de janeiro de 1955 foi inaugurado  um novo prédio para abrigar o Grupo Escolar Osvaldo Aranha, prédio com todos os requisitos para atender a demanda de alunos ,salas de aula, cozinha,  refeitório, banheiros ,sala para a direção .

Atualmente a E. E. E. F. Osvaldo Aranha conta com 210 alunos do pré ao 9º ano durante o dia e  a noite o Eja,conta com alguns projetos em desenvolvimento  Mais Cultura,Mais Educação e UCA, na direção a professora Evanir Lopes que conta com a colaboração de 37 professores e 8 funcionários.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário