View more presentations from eveeberle.
Conforme combinamos estou disponibilizando vídeo do professor Pacheco. Vale a pena rever.
Início do módulo IV
18/04/2012
Caso o e-proinfo esteja fora, o módulo pode ser acessado no link abaixo:
http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_4_projetos/conteudo/index.html
Iniciamos os trabalhos de 2012
1ª formação UCA - 2012
1º ENCONTRO
21/03/2012
1- Participação do professor Derlan Trombetta – Coordenador pedagógico 36ª CRE
2- Calendário de formação – uma quarta-feira no mês e sábados conforme combinarmos para os professores novos módulos 1, 2 e 3; ( 9 professores novos – iniciarão a formação e 15 professores que irão para o módulo 4)
3- Participação no EducaParty : Mobilidade digital e educação: a escola para além de seus muros. – Representei o UCA nacional; Linha pedagógica da formação de professores e seus resultados;
4- Ações 2010/2011 e prospectando 2012: ( Trajetória - Slides)
5- Preenchimento da ficha: Intenção/ metas p/2012; expectativas e propostas;
6- Conhecer o novo sistema operacional do uquinha – Ubuntu;
7- Apresentar os jogos pedagógicos;
8- Cada professor identifica um jogo que possa ser usado com sua turma, tendo relação com os conteúdos que estão trabalhando... (socializar com os colegas).
Dia 14/09/2011
Formação UCA
Continuação dos trabalhos com Projetos de Aprendizagem - PA
Endereço do vídeo que foi trabalhado no encontro:
Dia 03/08/2011
Formação UCA
Início do trabalho com Projetos de Aprendizagem
Início do trabalho com Projetos de Aprendizagem
Dia 04/05/2011
A pauta foi a seguinte:
Inicialmente alguns avisos gerais feitos pela diretora, professora Ivone Glitz
Passamos para a formação com a Professora Eveline Eberle NTE Ijuí/36ªCRE
1- Inicialmente recaptular o que fizemos no módulo 1 e 2:
Nos módulos anteriores, vocês conheceram:
- Os princípios orientadores e as metas do Projeto UCA,
- Exploraram alguns dos softwares oferecidos no laptop educacional, editor de texto, tuxpaint, os objetos de aprendizagem disponíveis no uquinha...
- Experimentaram recursos disponíveis na Web 2.0.
- Tiveram oportunidade de conhecer alguns exemplos e sugestões de ações pedagógicas que se valem desses recursos no trabalho com os alunos.
2- A nova etapa: Módulo 3
- É especialmente pensada para quem é regente de classe,
- o módulo 3 é 40 horas, distribuídas em 12 horas presenciais e 28 horas a distância.
3- Objetivos do módulo 3: Ver PowerPoint (com os objetivos, etapas e reflexões sobre o módulo 3)
- Desenvolver atividades que visam oferecer subsídios para planejar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, com o uso das TIC, em sala de aula;
- Favorecer a estruturação e dinâmica em redes de apoio e cooperação entre alunos, entre alunos e professores e entre professores.
4- Serão quatro momentos diferenciados:
- Exploração e análise de diferentes experiências pedagógicas, que se valem de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para trabalhar de forma inovadora; ( falar sobre o intercâmbio internacional)
- Proposição e planejamento de uma ação pedagógica com os alunos na escola, usando os recursos do laptop e da web 2.0;
- Implementação e acompanhamento das ações planejadas para desafiar, orientar e reajustar os processos desenvolvidos com e pelos alunos e identificar aspectos facilitadores e restritores dos processos desenvolvidos;
- Socialização dos resultados das práticas desenvolvidas, buscando soluções compartilhadas para as dificuldades encontradas.
Entrar no módulo 3
– E-proinfo; entrar no blog da escola que já tem o link
Atividades:
1- Vocês já devem ter percebido que essa reunião de ideias não foi feita ao acaso e que é possível fazermos muitas inter-relações entre elas. No entanto, há uma ideia que poderia ser considerada o fio condutor que une todas elas em torno de um ponto comum.
Que ideia ou conceitos centrais vocês identificam e por que pensam terem eles sido selecionados para abrir nosso trabalho conjunto?
Registrar no Bloco de nota e no Diário (juntamente com as expectativas do modulo 3, e de como está sendo o trabalho em sala com os alunos
2- Ler, estudar o material online, acessar o eproinfo,
3- Alimentar os Blogs: SEMPRE
Já combinamos as datas para retomar os Blogs com cada turno, cada um trazer o que quer postar.
No blog colocar o que cada um está fazendo em sala de aula com sua turma com o uquinha, analisar o resultado deste trabalho.
Nesta noite o E-proinfo estava "fora do ar" (rsrsrs) então navegamos no módulo 3 através do link abaixo. A atividade 1 foi realizada no editor de texto para posterior postagem nos diários do E-proinfo.
Link para entrar no módulo 3
http://www.virtual.ufc.br/CursoUCA/modulo_3/index.html
Para Pensar...
Léa Fagundes from TEDxPortoAlegre on Vimeo.
Léa Fagundes é psicóloga, pedagoga, professora há mais de 60 anos e pioneira no uso da informática educacional no Brasil. Entusiasta dos softwares livres, Léa é fundadora e coordenadora de pesquisas do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS e, desde 1994, integra o Comitê Assessor em Informática e Educação do Ministério da Educação. Já foi premiada pela UNESCO por sua produção nas áreas de Informação e Comunicação e também já coordenou projetos envolvendo sistemas educacionais em grande escala, incluindo o programa Um Computador por Aluno. A professora Léa é a Coordenadora Geral do Projeto UCA pela UFRGS no RS, grande incentivadora, acompanhando o trabalho aqui do Osvaldo Aranha.
Formação dia 06/04/2011
1-Preencher formulário Sondagem UFRGS:2- Entrar no módulo 2 e-proinfo diário, contar sobre o que estão fazendo e pretendem fazer com os laptop em sala de aula...3-Retomar aplicativos do Blog; Entrar no Blog individual e fazer uma postagem da expectativa da entrega, como foi o primeiro dia de aula com os laptop e a sequência das atividades que estão desenvolvendo...4- Fotografar e baixar as foto da máquina fotográfica digital;5-Como fotografar no Uquinha= Câmera, bem em cima uma câmera (ali fotografa) ao lado bolinha vermelha, filma. Procuro em arquivos pessoais, imagens... 6- Como esvaziar lixeira,7- Retomar o passo a passo para utilizaçaõ dos aplicativos do Metasys;
Início Formação 2011
1º ENCONTRO OSVALDO ARANHA
02/03/2011
Abertura: Diretora Ivone Glitz
Boas Vindas: Coordenadora Regional de Educação Professora Rosmari Gobo
Formação: Professora Eveline de Souza Eberle
Demandas projeto UCA/ pró UCA – Municípios também terão Laptop;
Governador e Secretário de educação são favoráveis ao projeto UCA para todas as Escolas Públicas;
As autoridades percebem a importância da escola se inserir neste contexto pela evolução e presença das TICs em todas as áreas da vida.
Temos um vídeo que mostra um pouco essa realidade:
http://www.youtube.com/watch?v=sT4YzQ6Gn4k&feature=related
- Espaço para debate;
- Comentário sobre o vídeo:
Vamos ver o que os jovens fazem com esta realidade;
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/quem-sao-os-jovens-talentos-da-web-brasileira
Um dos destaques do vídeo: "Um dos principais passos para o sucesso é tentar resolver um problema que muita gente tem". (visão)
- Espaço para debate;
Depoimentos de professores que estão incluindo as TICs no seu fazer pedagógico:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/educar
- Falar sobre os cursos:
Módulo I: (já realizado)
-Linux, Koffice, Kword, navegadores, ferramentas de busca, Domínio Público, portal do professor, Tv Escola, ferramentas Tux...
- Módulo II : (em fase de conclusão)
• Funcionalidade Correio Eletrônico, lista de discussão, interações assíncronas e em rede;
• Possíveis vantagens e desvantagens; cuidados necessários;
• Netiqueta,
• Blog
• Apresentar novo layout do blog da escola; Encerrar com o vídeo:
• http://www.youtube.com/watch?v=O5wPqi1mkfk&playnext=1&list=PL1132461FE578D3EF
- Previsão para este ano com apoio e acompanhamento do NTE:
- Continuidade da formação continuada, + 3 módulos;
- Participação (NTE) nas reuniões pedagógicas;
- Continuidade capacitação professores;
- Oficina com alunos;
- Oficina com os pais;
- Em relação a formação e oficinas estarão envolvidos neste processos juntamente comigo (Eveline) a professora Maristela Brizzi e o professor Gilmar Fabrim.
Com apoio da Cátia e do Cleber.
Formação: Professora Eveline de Souza Eberle
Demandas projeto UCA/ pró UCA – Municípios também terão Laptop;
Governador e Secretário de educação são favoráveis ao projeto UCA para todas as Escolas Públicas;
As autoridades percebem a importância da escola se inserir neste contexto pela evolução e presença das TICs em todas as áreas da vida.
Temos um vídeo que mostra um pouco essa realidade:
http://www.youtube.com/watch?v=sT4YzQ6Gn4k&feature=related
- Espaço para debate;
- Comentário sobre o vídeo:
Vamos ver o que os jovens fazem com esta realidade;
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/quem-sao-os-jovens-talentos-da-web-brasileira
Um dos destaques do vídeo: "Um dos principais passos para o sucesso é tentar resolver um problema que muita gente tem". (visão)
- Espaço para debate;
Depoimentos de professores que estão incluindo as TICs no seu fazer pedagógico:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/educar
- Falar sobre os cursos:
Módulo I: (já realizado)
-Linux, Koffice, Kword, navegadores, ferramentas de busca, Domínio Público, portal do professor, Tv Escola, ferramentas Tux...
- Módulo II : (em fase de conclusão)
• Funcionalidade Correio Eletrônico, lista de discussão, interações assíncronas e em rede;
• Possíveis vantagens e desvantagens; cuidados necessários;
• Netiqueta,
• Blog
• Apresentar novo layout do blog da escola; Encerrar com o vídeo:
• http://www.youtube.com/watch?v=O5wPqi1mkfk&playnext=1&list=PL1132461FE578D3EF
- Previsão para este ano com apoio e acompanhamento do NTE:
- Continuidade da formação continuada, + 3 módulos;
- Participação (NTE) nas reuniões pedagógicas;
- Continuidade capacitação professores;
- Oficina com alunos;
- Oficina com os pais;
- Em relação a formação e oficinas estarão envolvidos neste processos juntamente comigo (Eveline) a professora Maristela Brizzi e o professor Gilmar Fabrim.
Com apoio da Cátia e do Cleber.