Formação Professores

Formação UCA - Módulo IV - 20/06/2012Apresentação dos gruposUniao de trabalhos
View more presentations from eveeberle.

Conforme combinamos estou disponibilizando vídeo do professor Pacheco. Vale a pena rever.




Início do módulo IV

18/04/2012

Caso o e-proinfo esteja fora, o módulo pode ser acessado no link abaixo:

 http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_4_projetos/conteudo/index.html

 

Iniciamos os trabalhos de 2012

1ª formação UCA - 2012
1º ENCONTRO
21/03/2012
1-    Participação do professor Derlan Trombetta – Coordenador pedagógico 36ª CRE
2-    Calendário de formação – uma quarta-feira no mês e sábados conforme combinarmos para os professores novos módulos 1, 2 e 3; ( 9 professores novos – iniciarão a formação e 15 professores que irão para o módulo 4)
3-    Participação no EducaParty : Mobilidade digital e educação: a escola para além de seus muros. – Representei o UCA nacional; Linha pedagógica da formação de professores e seus resultados;
4-    Ações 2010/2011 e prospectando 2012: ( Trajetória - Slides)
5-    Preenchimento da ficha: Intenção/ metas p/2012; expectativas e propostas;
6-    Conhecer o novo sistema operacional do uquinha – Ubuntu;
7-    Apresentar os jogos pedagógicos; 
8-    Cada professor identifica um jogo que possa ser usado com sua turma, tendo relação com os conteúdos que estão trabalhando... (socializar com os colegas).

Dia 14/09/2011

Formação UCA
Continuação dos trabalhos com Projetos de Aprendizagem - PA
Endereço do vídeo que foi trabalhado no encontro:
http://dotsub.com/view/41f08de7-68dc-4365-af4c-5733f565b9e1



Dia 03/08/2011

Formação UCA
Início do trabalho com Projetos de Aprendizagem



Dia 04/05/2011

3º MOMENTO DE FORMAÇÃO GERAL NA ESCOLA


A pauta foi a seguinte:
Inicialmente alguns avisos gerais feitos pela diretora, professora Ivone Glitz
Passamos para a formação com a Professora Eveline Eberle NTE Ijuí/36ªCRE
1-   Inicialmente recaptular o que fizemos no módulo 1 e 2:      
                 Nos módulos anteriores, vocês conheceram:
- Os princípios orientadores e as metas do Projeto UCA,
- Exploraram alguns dos softwares oferecidos no laptop educacional, editor de texto, tuxpaint, os objetos de aprendizagem disponíveis no uquinha...
 - Experimentaram recursos disponíveis na Web 2.0.
- Tiveram oportunidade de conhecer alguns exemplos e sugestões de ações pedagógicas que se valem desses recursos no trabalho com os alunos.
2-   A nova etapa: Módulo 3
- É especialmente pensada para quem é regente de classe,
- o módulo 3 é 40 horas, distribuídas em 12 horas presenciais e 28 horas a distância. 
3-   Objetivos do módulo 3:  Ver PowerPoint (com os objetivos, etapas e reflexões sobre o módulo 3)
- Desenvolver atividades que visam oferecer subsídios para planejar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, com o uso das TIC, em sala de aula;
- Favorecer a estruturação e dinâmica em redes de apoio e cooperação entre alunos, entre alunos e professores e entre professores.
4-   Serão quatro momentos diferenciados:
- Exploração e análise de diferentes experiências pedagógicas, que se valem de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para trabalhar de forma inovadora; ( falar sobre o intercâmbio internacional)
- Proposição e planejamento de uma ação pedagógica com os alunos na escola, usando os recursos do laptop e da web 2.0;
- Implementação e acompanhamento das ações planejadas para desafiar, orientar e reajustar os processos desenvolvidos com e pelos alunos e identificar aspectos facilitadores e restritores dos processos desenvolvidos;
- Socialização dos resultados das práticas desenvolvidas, buscando soluções compartilhadas para as dificuldades encontradas.
Entrar no módulo 3
– E-proinfo;  entrar no blog da escola que já tem o link
Atividades:
1-    Vocês já devem ter percebido que essa reunião de ideias não foi feita ao acaso e que é possível fazermos muitas inter-relações entre elas. No entanto, há uma ideia que poderia ser considerada o fio condutor que une todas elas em torno de um ponto comum.
 
Que ideia ou conceitos centrais vocês identificam e por que pensam terem eles sido selecionados para abrir nosso trabalho conjunto?

Registrar no Bloco de nota e no Diário (juntamente com as expectativas do modulo 3, e de como está sendo o trabalho em sala com os alunos


2-    Ler, estudar o material online, acessar o eproinfo,
3-    Alimentar os Blogs: SEMPRE
 Já combinamos as datas para retomar os Blogs com cada turno, cada um trazer o que quer postar.
No blog colocar o que cada um está fazendo em sala de aula com sua turma com o uquinha, analisar o resultado deste trabalho.
Nesta noite o E-proinfo estava "fora do ar" (rsrsrs) então navegamos no módulo 3 através do link abaixo. A atividade 1 foi realizada no editor de texto para posterior postagem nos diários do E-proinfo.

Link para entrar no módulo 3

http://www.virtual.ufc.br/CursoUCA/modulo_3/index.html

 

Para Pensar...


Léa Fagundes from TEDxPortoAlegre on Vimeo.

Léa Fagundes é psicóloga, pedagoga, professora há mais de 60 anos e pioneira no uso da informática educacional no Brasil. Entusiasta dos softwares livres, Léa é fundadora e coordenadora de pesquisas do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS e, desde 1994, integra o Comitê Assessor em Informática e Educação do Ministério da Educação. Já foi premiada pela UNESCO por sua produção nas áreas de Informação e Comunicação e também já coordenou projetos envolvendo sistemas educacionais em grande escala, incluindo o programa Um Computador por Aluno. A professora Léa é a Coordenadora Geral do Projeto UCA pela UFRGS no RS,  grande incentivadora, acompanhando o trabalho aqui do Osvaldo Aranha.

Formação dia 06/04/2011

1-Preencher formulário Sondagem UFRGS:
2- Entrar no módulo 2 e-proinfo diário, contar sobre o que estão fazendo e pretendem fazer com os laptop em sala de aula...
3-Retomar aplicativos do Blog; Entrar no Blog individual e fazer uma postagem da expectativa da entrega, como foi o primeiro dia de aula com os laptop e a sequência das atividades que estão desenvolvendo...
4- Fotografar e baixar as foto da máquina fotográfica digital;
5-Como fotografar no Uquinha= Câmera, bem em cima uma câmera (ali fotografa) ao lado bolinha vermelha, filma.  Procuro em arquivos pessoais, imagens...
6- Como esvaziar lixeira,
7- Retomar o passo a passo para utilizaçaõ dos aplicativos do Metasys;

 

Início Formação 2011

Encontro Sensibilização
1º ENCONTRO  OSVALDO ARANHA
02/03/2011
Abertura: Diretora Ivone Glitz
Boas Vindas:  Coordenadora Regional de Educação Professora Rosmari Gobo
Formação: Professora Eveline de Souza Eberle

Demandas projeto UCA/ pró UCA – Municípios também terão Laptop;
Governador e Secretário de educação são favoráveis ao projeto UCA para todas as Escolas Públicas;
As autoridades percebem a importância da escola se inserir neste contexto pela evolução e presença das TICs em todas as áreas da vida.
Temos um vídeo que mostra um pouco essa realidade:
http://www.youtube.com/watch?v=sT4YzQ6Gn4k&feature=related
- Espaço para  debate;
- Comentário sobre o vídeo:
Vamos ver o que os jovens fazem com esta realidade;
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/quem-sao-os-jovens-talentos-da-web-brasileira
Um dos destaques do vídeo:  "Um dos principais passos para o sucesso é tentar resolver um problema que muita gente tem". (visão)
- Espaço para debate;
Depoimentos de professores que estão incluindo as TICs no seu fazer pedagógico:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/educar
- Falar sobre os cursos:
 Módulo I: (já realizado)
-Linux, Koffice, Kword, navegadores, ferramentas de busca, Domínio Público, portal do professor, Tv Escola, ferramentas Tux...
- Módulo II : (em fase de conclusão)
• Funcionalidade Correio Eletrônico, lista de discussão, interações assíncronas e em rede;
• Possíveis vantagens e desvantagens; cuidados necessários;
• Netiqueta,
• Blog

• Apresentar novo layout do blog da escola; Encerrar com o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=O5wPqi1mkfk&playnext=1&list=PL1132461FE578D3EF

- Previsão para este ano com apoio e acompanhamento do NTE:
- Continuidade da formação continuada, + 3 módulos;
- Participação (NTE) nas reuniões pedagógicas;
- Continuidade capacitação professores;
- Oficina com alunos;
- Oficina com os pais;
- Em relação a formação e oficinas estarão envolvidos neste processos juntamente comigo (Eveline)  a professora Maristela Brizzi e o professor Gilmar Fabrim.
Com apoio da Cátia e do Cleber.


Assista ao vídeo da Professora Léa: