quinta-feira, 25 de agosto de 2016

GINCANA CULTURAL NA ESCOLA

Com objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades tais como: trabalho em equipe, desenvolvimento de liderança e de organização, respeito, responsabilidade, construção de aprendizagem e  comemoração do  dia do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha realizou no dia 11/08/2016, no turno matutino, a sua primeira gincana cultural interdisciplinar com os alunos dos anos finais (5º ao 9º ano), os quais montaram suas equipes de forma  heterogêneas, ou  seja, com  separação por ano.
A gincana foi organizada pela equipe de professores que puderam desenvolver atividades envolvendo todas as áreas do conhecimento, e teve como coordenadores a professora Lori Roso Sartori e o professor Paulo Wissmam.






















OSVALDO ARANHA REALIZA ATIVIDADE ESPECIAL PARA OS PAIS

Para comemorar o Dia dos Pais, a Escola Osvaldo Aranha reuniu na noite do dia 11 de agosto seus professores, funcionários, alunos e familiares para um momento de confraternização.
Na ocasião, os alunos que compõem a orquestra da escola emocionaram os pais com suas belas canções.
A emoção não parou por ai,  pois teve venda de lanches,  os pais e filhos puderam participar de partidas de futebol  misto na quadra nova da escola, além de  sorteio de prêmios doados por algumas empresas da cidade. 




       


FÉRIAS... PARA QUE TE QUERO? PARA BRINCAR!

             Na Escola Estadual Osvaldo Aranha brincar é algo sério e que faz parte do currículo e da rotina da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Por acreditar que as crianças, ao brincar espontaneamente ou orientadas pelos professores, constroem muitas aprendizagens, as educadoras, juntamente com a gestão da escola, instituíram desde o mês de maio, o “Dia do brincar livre na escola”. Este momento acontece todas as quartas-feiras, quando as crianças brincam, em torno de uma hora, espalhadas pela quadra. Neste espaço, acontecem intensos enredos, envolvendo meninos e meninas, que com brinquedos estruturados ou com galhos e pedrinhas encontradas no pátio, vivenciam momentos lúdicos.  Ao brincar, as crianças interagem com outros sujeitos, tanto com outras crianças como com adultos, desenvolvendo a capacidade de conviver em grupo, respeitar os outros, ceder, discutir a respeito de diferentes ideias, criar, imaginar, além de muitos outros aspectos.
              Não podendo ser diferente, na semana que antecede o recesso escolar, a partir de um planejamento coletivo das educadoras, as crianças vivenciam durante os dias 18,19 e 20 de julho, atividades lúdicas, envolvendo momentos de brincadeiras, teatro, jogo, interações e muita diversão. No primeiro dia foram realizadas oficinas de brincadeiras, brinquedos e preparo e exploração de massinha de modelar. Em cada atividade para as quais as crianças forma desafiadas, as mesmas puderam ser protagonistas das suas construções. Neste dia também foram exploradas canções e brincadeiras folclóricas. Atividades estas que são parte do projeto trimestral da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, denominado “Cadê o folclore que tava aqui? Criança envolveu!”.
             No dia 19, as turmas participarão de sessão de cinema no SESC. E encerrando a semana, na quarta-feira, Dia do Amigo, as turmas assistirão a encenação da história “Pedro e Tina: uma amizade muito especial”, protagonizada pelas professoras. Após a história, cada criança confeccionará um cartão para um amigo secreto, que será entregue ao amigo durante o lanche coletivo, envolvendo as turmas da pré-escola ao quarto ano.
              Para Mário Quintana, poeta gaúcho, “triste é aquele que não conserva em si nenhum vestígio da infância”, e é por acreditar que toda criança precisa viver sua infância e que a escola é um espaço privilegiado para isto, além das construções de aprendizagens, que as educadoras acreditam e apostam na ludicidade como principal meio para aprender e transformar informações em conhecimento.